real estate menu left
real estate menu right
Aprenda a utilizar a bússola PDF Imprimir

 Aprenda a usar a bússola!

As bússolas de bolso, consistem, em geral, em uma agulha magnetizada, que flutua dentro de uma caixinha transparente, e tem uma das extremidades pintada de vermelho que aponta sempre para o “Norte”. Isso ocorre porque a bússola funciona como um ímã que se orienta segundo o campo magnético da Terra.

 

Azimute:

É o ângulo formado entre a direção Norte e a direção considerada. O Azimute varia de 0º a 360º.

Como tirar um azimute

  1. Em primeiro lugar, nunca use a bússola dentro de carro, perto de objetos metálicos ou circuitos elétricos, pois eles interferem na sua medição.
  2. Segurando a bússola na horizontal, registre o azimute desejado no ANEL GRADUADO, coicidindo o valor em graus com a MARCAÇÃO que tem ao pé da SETA DE DIREÇÃO (ex: na bússola da foto está registrado 360º).
  3. Girar o seu corpo até que a parte vermelha da AGULHA MAGNÉTICA fique alinhada novamente com a SETA-GUIA.
  4. Aí, é só caminhar na direção indicada pela SETA DE DIREÇÃO.

Passo Duplo:

Instrumento utilizado pelos orientadores para medir distâncias durante o percurso. Consiste em contar quantas vezes o pé direito toca o solo em uma determinada distância. Ex: 64 passos duplos é igual a 100 metros. Esta relação varia de um orientador para outro e de acordo com o terreno e do tipo de deslocamento (andando ou correndo). A melhor maneira de determinar o passo duplo é experimentando em uma pista de corrida (andando e correndo) e depois durante um percurso. Devemos fazer uma pequena tabela e anotar as variações. A equipe de orientação será composta por um homem-bússola, um homem-ponto e dois homem-passo.

 

Links EB




Logo Secao Informatica
Copyright © 2010 CMSM. Todos os direitos reservados.
Seção de Informática - secinfor@cmsm.ensino.eb.br
Autorização publicada no Boletim do CMS nº 44, de 30 OUT 13